Cor do céu e do mar, o azul está diretamente associado às sensações de frescor, relaxamento e tranquilidade, principalmente, os tons mais fechados, como é o caso do azul royal. Por isso, ele tem estado cada vez mais presente na decoração de interiores, sendo uma das tendências mais fortes da atualidade. O azul é uma cor relativamente fácil de ser incorporada, já que ele possui certa neutralidade e combina muito bem com várias cores, por esse motivo, ele é um tom fácil de ser utilizado em diferentes ambientes da casa, desde a sala de estar até o quarto. Quer saber como usar essa cor que remete à nobreza e ao luxo sem errar? Confira as dicas que separamos para vocês!
O azul royal começou a ganhar evidência na decoração com o uso das estampas de azulejos portugueses. A cor, em companhia do branco, passou a ser destaque nos projetos de decoração e até nos catálogos de moda. Esse tom é responsável por transmitir segurança, aconchego e paz, por isso, é ideal para ambientes de relaxamento. Essa cor intensa e vibrante é perfeita para trazer personalidade e estilo para qualquer ambiente da casa. Porém, como estamos falando de um tom vibrante é preciso saber incorporá-lo na decoração para que ele se destaque sem sobrecarregar o ambiente.
Você pode usar o azul royal nas paredes - essa é uma das maneiras mais impactantes de usar esse tom, criando um efeito dramático e sofisticado no ambiente, mas é importante usá-la com parcimônia para não deixar o resultado exagerado. O ideal é pintar apenas uma parede, criando um ponto focal no ambiente. Para equilibrar, use tons neutros nas outras paredes e nos móveis. Além disso, você pode usar o azul royal em papel de parede ou em revestimentos, como azulejos e pastilhas.
Pode estar presente nos móveis e objetos - seja na poltrona, sofá, almofadas, cortinas ou cadeiras, é fácil incorporar o azul royal na decoração. A dica é combinar o azul royal com tons neutros nos outros móveis e objetos, como branco, cinza ou bege.
O azul royal pode ser usado em diferentes ambientes da casa, cada um com suas particularidades. Confira algumas ideias para usar essa cor na decoração de cada espaço:
Quarto - use na parede atrás da cama ou em roupa de cama, almofadas e objetos decorativos.
Cozinha - ele pode estar no azulejo, no seu armário ou até mesmo nos seus eletroportáteis. Se quiser algo mais discreto, invista em bandejas, potes e objetos decorativos.
Sala de estar - em uma parede, nas almofadas, nas poltronas ou sofás.
Banheiro - use-o em revestimentos, ou objetos decorativos, como toalhas e tapetes.
Gostou das dicas de como usar essa cor tão linda na decoração da sua casa? O que vocês acham desse tom?
Espero muito que vocês gostem. Um super beijo!